domingo, 26 de outubro de 2008

Olászország [Itália]







Oi pessoas, como voces estao? Espero que bem ;D
Vou tentar resumir ou escrever em topicos para nao ficar ta comprido, oké?

Nada aconteceu desde a ultima postagem, as coisas aqui paracem passar cada dia mais rapido, é incrivel... A semana comeca e quando voce simplesmente percebe ja é sabado de novo.

Eu fui para Komárom semana passada com o Gil visitar a Chris, uma alema que ta aqui na Hungria como intercambista.
Komárom é divida por uma ponte e fica bem na divisa Hungria - Eslováquia. Funciona assim: Komárom sul é Hungria e Komárom norte é Eslováquia, mas todo mundo fala húngaro. Para falar a verdade, grande parte da Eslováquia fala húngaro, se bobiar mais que o proprio eslovaco.
Entao, na casa da Chris a mae dela fez a gente comer muito, muito mesmo. A tarde eu fiz brigadeiro e jogamos pocker. Como eu nao sei jogar eu fiquei só olhando e quando eu cansei eu fui pra sala mas nao demorou muito e o Host irmao da Chris foi pra sala também e entao nós comecamos a conversar... Foi muito legal, fiquei 1 hora falando hora só em húngaro, novo recorde.

Essa semana foi rapidinha porque nós só tivemos aula até quarta dia 22, porque aqui no dia 23 é revolucao húngara de 1956, Budapeste fica uma bagunca.
Mas entao vou contar como foi minha semana:


Segunda-feira: Foi a melhor aula de húngaro do mundo [uhauahuhaua] porque a professora simplesmente saiu por uma hora e meia e simplesmente nos deixou esperando na sala sem fazer nada... muito bom!

Terca: Reuniao de Rotary ja virou rotina, mas nessa semana tivemos uma surpresinha. Fomos convidados pelo nosso conselheiro para ir comer alguma coisa. De fato ele quer alguma coisa com os intercambistas, mas acho que só quer saber como está tudo com a gente.

Quarta: Foi o melhor dia de aula. Nao fui informado que os alunos tinham que ir vestidos mais formalmente e quando cheguei na escola levei o maior susto; Enquanto estavam todos de camisa social, eu chego de jeans e camiseta da selecao =P
Mas entao depois ja que nao tinha nada pra fazer na escola, entao fui andar com o Gergő pra comer alguma coisa e fazer nada, mas no meio do caminho nos encontramos com a professora de alemao e ela disse que eles estavam assistindo filme e que nós poderiamos assistir também se quisessemos.
Sai da escola e fui pra casa da Emcsi pra ela me ensinar húngaro, e nada melhor que um húngaro que realmente saiba explicar a gramática para isso. Mas meu brigadeiro ficou chiclete porque o leite condensado era diferente e lógico que porque eu nao consegui dar o ponto tambem.

Quinta: Feriado!!! Revolucao Hungara de 1956!!!
Buscar Karol na estacao de trem e churras na casa da Emcsi com direito a dobradinha que o Gil nao aguentava mais comer =P
Entao nós fomos pro quarto do Gábor pra ouvir musica... Nossa, saiu cada coisa, teve hino do Brasil, México, Hungria, funck, sertanejo, tinha de tudo.... UhuhUHUhu
Dai quando terminou tudo la nós voltamos aqui pra casa pra Karol e eu dormir porque no outro dia nós iamos para Veneza.

Sexta: Veneza.. UHuuuuuuuuuul

Dai o resto eu conto em outra postagem porque ja é tarde e eu to com sono e cansado da viagem, mas desde agora só tenho uma coisa para falar: ITÁLIA É LINDA.

Abracos.

domingo, 19 de outubro de 2008

Fotos nunca vistas [Até mesmo por mim]



Hoje é domingo e como sempre nao tem nada pra fazer e tá frio. Domingo é domingo em qualquer lugar do Mundo.
Entao decidi ver fotos no computador da minha irma... SURPRESA
Achei fotos que até eu desconhecia... tem fotos deles me esperando na aeroporto..
Eu desfazendo a mala de doce.... O dia ta uma delicia... frio pra caramba (eu gosto) e eu to conversando com a minha mae direto pq realmente nao tem nada pra fazer....
Viva o meu Amigo Szótar (dicionário)

Essa semana foi um pouco corrida... Fui roubado na segunda por dois ciganos entao tive que ir na Policia... É complicado ter que fazer BO sem saber falar a língua, mas a Vera me ajudou.
Na terca o Rotary simplesmente falou que era uma pena, entao fiz terrorismo, já que eles pregam tanto a ajuda ao próximo, por que eles nao ajudam quando um INTERCAMBISTA DO ROTARY precisa de ajuda? O que aconteceu com o DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI? Mas tudo bem, quando eu falei tudo isso eles me ajudaram.

As pessoas da escola decidiram nao falar comigo em húngaro...
Explicando: Eles querem falar ingles para praticar entao quando eu falo em hungaro, eles respondem em ingles, peco pra falar hungaro e falam que melhor pra mim falar ingles... Eu dou risada... é bom que eles falem ingles comigo, quem sabe eles parem de falar VER no lugar de Where!

Teh mais pessoas, beijo do aprendiz de gordinho.

PS: ALGUEM ME MANDA MAIS LEITE CONDENSADO, GUARANA E SONHO DE VALSA?
ERA PRA DURAR O ANO INTEIRO MAS NAO DEU ;P

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Egy nap Budapesten [Um dia em Budapeste]





E que disse que foi sempre tudo perfeito?

Boa Noite pra todo mundo... Ontem na reuniao do Rotary fiquei sabendo que eu ia pra Budapeste hoje com o Gil e a Host Mae dele... Tá, entao quando terminou a super empolgada reuniao do Rotary daqui (Ai como o Rotary dai é mais divertido) nós pegamos minhas coisas aqui em casa e fomos para a casa do Gil em Börcs... Mas antes de irmos para a estacao de onibus, tivemos a brilhante ideia de tomar sortvete para o tempo passar mais rapidinho, já que tava frio e faltava uma hora para o onibus (Eu sei, se tava frio, por que nós tomamos sorvete?) Nesse meio tempo entre o sorvete e o onibus descobri que o Gil sabe escrever em Japones... fiquei assim... pouco assustado. Tudo bem! Quando chegamos na casa dele, descobri que ia dormir em um colchao inflável de 1,5 metro (detalhe: eu tenho 1,80 metro), ou seja, nao estou nenhum pouco com dor nas costas agora... mas valeu a pena... Budapeste é Budapeste Budapeste é realmente uma cidade sonho, sem condicoes, nunca cai a ficha que voce ta andando nas ruas da capital Hungara. É como diz naquela música: Milliók áldása szálljon rád!(Deixa as milhões de bênçãos voarem sobre ti!).
É realmente lindo. E como todos costumam dizer: Os húngaros nao perderam o espirito. Eu que o diga, por mais que esse povo sofreu, eles sao muito alegres.
Caminhar pela ponte das correntes (Lanchíd) nao é simplesmente cruzar um rio... É muito mais que isso; Tem a emocao de saber que do outro lado mais surpresas te esperam. Como por exemplo o Parlamento (Országház), nossa, o mais bonito e maior da Europa. Ninguem tira da minha cabeca que foi desenhado pela LEGO, parece de brinquedo.
A língua continua dificil; se é dificil para os próprios húngaros, como vai ser facil para mim? Mas o mais importante no momento de andar sozinho é pedir desconto para estudante. Hehehehe... Diákot kérek pra cima e pra baixo... mas ja da pra sentir a diferenca do primeiro dia pra hoje. Obvil que eu ainda nao falo sem nenhum erro ou super rapido, mas também nao fico boiando ou sem reacao quando alguem me pergunta alguma coisa. Mas entao, de repente aparece um super heroi pra ajudar no momento de Socorro... É, to falando da Emcsi... Na hora do aperto ela simplesmente aparece e nos salva.. heheheh (To falando na ajuda pra falar, ela ainda nao aprendeu a voar =P)
Vou deixar umas fotos do meu dia hoje...
Abracos...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

No hungarian today....

Today I'm going to write in English beacuse it's easier and no acent needs... oKay?
It's been exactaly 1 month and a week that I've been here and 'till now everything has been incredably great: My Family, my friends, Győr, the food, this country, everything... I just really don't like my school, but that's okay :P
Learn hungarian is a challenge, I mean, it's very very very hard so I decided pushing hard as much as I can to learn it... I want to make this year the best of my life and I think I will.
When I'm doing nothing, the first thing that come on my mind is: BRAZIL; my friends, my school, my town, my house and of course, my Mom. I left it all behind to come and here I am.
Sorry guys, I miss you very much but I'm loving here...
This country has something magical that I don't know how to explain... When everything is gray, I just look around then everything gets colorfull :) Maybe this video can explain what I' feeling here... See you soon


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Németország [Alemanha]